Como explicita na Justificativa, a intenção é direcionar a utilização da ferramenta Facebook para fins práticos e potencializar o verdadeiro objetivo para que foi criada essa ferramente largamente utilizada em todo o planeta.
Eis o projeto na íntegra:
PROJETO “ O VALOR DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA”
AUTORIA: Prof.ª JANIÉLES ARAÚJO NERES
SETOR: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DURAÇÃO: 1 MÊS
(PROJETO PILOTO)
SOFTWARES: FACEBOOK, GOOGLE
PROBLEMATIZAÇÃO:
Diante do processo cada vez mais
veloz do uso constante das redes sociais entre os jovens com o intuito de
socialização e divertimento, surgiu a necessidade de aproveitamento dessa
situação e espaço para difundir o conhecimento entre os alunos da escola Flávio
Ponte com o formato de um concurso com perguntas-desafios voltadas para o ENEM.
A importância das redes sociais
está tão evidente que ninguém teria a coragem de desmentir tal afirmação. Como
diz CHAVES (2011) No Facebook todo
mundo aprende, todo mundo se diverte, todo mundo é capaz de encontrar algo que
sirva para sua atividade profissional. Na escola, espera-se que uns aprendam –
os alunos – e outros ensinem – os professores. Facebook se parece muito mais
com o ambiente de aprendizagem descrito por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: ali ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa
sozinho: todos se educam uns aos outros, em comunhão, em “curtição” mútua… A
escola está muito longe disto. Ali uns são educadores, outros são
educandos. E MATTAR (2012) completa dizendo
que Há vários motivos para a utilização das redes sociais em educação. Em
primeiro lugar, elas são o habitat dos nossos alunos - eles já estão lá. Se de
um lado pode haver resistências por parte dos próprios alunos em misturar
estudo no lugar em que eles se divertem, de outro lado eles já sabem
utilizá-las, estão familiarizados com vários recursos, acessam-nas com
frequência, o que facilita atividades realizadas nas redes. Além disso, as
redes sociais têm um potencial incrível para gerar interação, que é um dos
nossos desejos principais em educação. Além disso, precisamos formar alunos
para trabalhar em grupos e em redes, então nada mais adequado do que já fazer
isso de uma maneira autêntica. Desta forma, aproveitar o espaço citado é no
mínimo uma atitude futurista e respeitosa aos futuros profissionais que
desejamos.
Sobre o uso do e-mail, MATTAR reforça que Enquanto o uso de
email tem caído entre os alunos, a comunicação por redes sociais tem aumentado.
Nesse sentido, como plataforma para comunicação, o Facebook já ocupa um espaço
importante na educação. A pesquisa de Mazer, Murphy e Simonds, por
exemplo, conclui que perfis de professores no Facebook ricos em informações
pessoais geraram motivação prévia dos alunos, aprendizado afetivo e maior
credibilidade para o professor. Outra pesquisa, de Sturgeon e Walker,
concluiu que os alunos têm mais vontade de se comunicar com seus professores se
eles já os conhecem no Facebook. Para os autores, haveria evidências
suficientes de que as relações entre alunos e professores construídas no
Facebook podem gerar um canal de comunicação mais aberto, resultando em
ambientes de aprendizagem mais ricos e maior envolvimento dos alunos.
Portanto, reafirmo que o uso do facebook na educação de forma
planejada só tende a trazer benefícios para os que se aventurarem nesse caminho
novo e “pluri-habitado”.
OBJETIVO DO PROJETO:
Despertar no aluno a oportunidade de utilizar de forma educacional e
prazerosa, as redes sociais e em especial o facebook. Momento onde ele possa
ter a vantagem de trabalhar os conteúdos direcionados ao teste do ENEM e ao
mesmo tempo revisar os assuntos vistos em sala de aula como uma proposta de
desafio.
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto tem como foco principal
um concurso de perguntas-desafios que serão elaboradas pelos professores das
áreas e que exigirá do aluno-participante, conhecimento para responder os
desafios, mesmo que venha a pesquisar na internet. O concurso terá de início um
público específico (3º anos) e que deverá ser maximizado no decorrer da cada
edição.
O processo de execução do projeto inicia-se com a discussão do tema em
sala de aula (que participará do projeto), com o objetivo de apresentar aos
alunos todas as etapas a serem desenvolvidas no Projeto. As etapas são:
A inscrição das equipes que deverão ser 03 componentes por equipe. As
equipes deverão criar um nome para a mesma, bem como um facebook com a mesma
nomenclatura a fim de ser reconhecido no momento da participação na rede
social.
O processo de execução do projeto inicia-se com a elaboração de perguntas
das áreas dos professores participantes. Será necessária a organização de 20
perguntas-desafios, uma para cada dia útil do mês, que serão divididas por
disciplina, a fim de que possamos ter um número equilibrado por área.
As perguntas-desafios serão disponibilizadas no facebook da escola em
horário e dias estabelecidos (uma pergunta a cada dia útil do mês que ficará a
espera de resposta até ás 18h00) e ficarão disponíveis para todos os alunos da
escola nos turnos manhã e tarde. Entretanto, as respostas só valerão para os alunos
participantes do concurso. Vale lembrar que os alunos poderão responder os desafios, de qualquer
lugar que tenha acesso a internet. Ganharão
os pontos as equipes que primeiro responderem corretamente a
pergunta-desafio (isso o próprio facebook se encarregará de demonstrar).
Ficará responsável pelo acompanhamento de postagens das perguntas e
respostas, o professor-coordenador do laboratório de informática da escola.
Será vencedora a equipe que tiver a maior pontuação no final do concurso,
sabendo que as perguntas-desafios receberão um valor que será estabelecido no
edital.
DA PREMIAÇÃO
A equipe vencedora terá uma premiação eletrônica (a ser discutida), bem
como certificação de participação do concurso.
Maracanaú/CE - 19/09/2012
Um comentário:
COMO ESTÁ O PROJETO HOJE EM DIA? AINDA CONTINUA ACONTECENDO?
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES
GOSTEI DA PROPOSTA
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