Eis, na íntegra, o projeto:
*******
PROJETO “DESFILANDO SEM PRECONCEITO COM MUITO RESPEITO”
JUSTIFICATIVA
Traçar um espaço de oportunidade para que as diversidades se encontrem em estilos pessoais e possam conhecer, verificar e apreciar o estilo de cada grupo social eleito para o momento da apresentação e consequentemente oportunizar ocasião para que as diferenças de estilo que separam os grupos sociais do momento se reconheçam como parte de um todo e possam perceber de forma mais internalizada e consciente que existir é co-existir.
OBJETIVO GERAL
Gerar um momento de estudar de forma lúdica os temas transversais que envolvem as disciplinas de sociologia, filosofia, história, geografia, artes, língua portuguesa, inglês.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Despertar no aluno o interesse por temas que envolvem aspectos relacionados à disciplina;
· Sensibilizar o aluno no tocante aos valores sociais;
· Levar o aluno a ter maior interesse pelo conhecimento de forma lúdica e motivá-lo;
· Trabalhar os temas transversais na escola;
· Levar o aluno ao uso do laboratório com pesquisas aprofundadas dos temas a serem estudados
METODOLOGIA
No primeiro momento acontece a sensibilização do projeto junto ao corpo docente e discente, em seguida a pesquisa no laboratório de informática sobre os estilos de moda que serão apresentados envolvendo a história dos estilos, imagens e características. A construção do portfólio para servir de parâmetros para a apresentação prática dos estilos, depois a escolha dos alunos que irão participar do desfile de moda de forma democrática e/ou voluntária. Concluída a escolha dos pares (um homem e uma mulher), vem a fase das escolhas das vestimentas de acordo com a pesquisa impressa no portfólio e os ensaios para a culminância do projeto que será o desfile de estilos o qual será denominado de “Flávio Ponte Fashion Day” e apresentado no pátio para toda escola nos devidos turnos em dia marcado com a direção da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada em sala de aula no momento posterior a apresentação do desfile com questionários que serão aplicados em todas as turmas para verificação de aprendizagem dos conteúdos e opinião dos alunos a respeito do projeto. O resultado do questionário avaliativo será afixado em local visível na escola para que todos tomem conhecimento do resultado.
********
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO “DESFILANDO SEM PRECONCEITO COM MUITO RESPEITO”
01. Durante a apresentação do desfile você percebeu alguma palavra desconhecida?
( ) sim ( ) não
Quais palavras?..................................................................................................................
02. Ocorreu a pronúncia de alguma palavra em inglês?
( ) sim ( ) não
Quais palavras?..................................................................................................................
03. Você se identificou com algum estilo de roupa e comportamento?
( ) sim ( ) não
Qual estilo?.......................................................................................................................
04. Qual dos estilos sociais você mais vê na sua cidade?
..........................................................................................................................................
05. Algum dos estilos apresentados causa em você indignação? Por quê?
..........................................................................................................................................
06. Você conhecia todos os estilos apresentados ou surgiram informações novas no seu conhecimento?
...........................................................................................................................................
07. Você se enquadra em algum dos estilos que foram apresentados no projeto? Qual?
.............................................................................................................................................
08. Você segue algum estilo de roupa e comportamento? Se sim, diga qual e por que: (se respondeu a questão 07 de forma positiva, não precisa responder esta questão)
................................................................................................................................................
09. Qual a parte do desfile que mais lhe chamou atenção? Por quê?
.................................................................................................................................................
10. Você pensa ser válido esse tipo de projeto na escola? Por quê?
..................................................................................................................................................
11. Em sua opinião, como os grupos de estilos diferenciados se formam?
.....................................................................................................................
12. Você acha positivo respeitar as diversidades, as formas diferentes de comportamento social?
( ) sim ( ) não
Comente:..................................................................................................
13. Apresente sugestões para novos projetos dessa natureza:
.................................................................................................................
14. Que nota você declara para o projeto? Marque
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5